domingo, 21 de junho de 2009

Parada gay: festança, promiscuidade e esbanjamento de grana?


Não vi em nenhuma cobertura jornalística da Parada Gay que oferecesse ao telespectador algo além da idéia de festança, promiscuidade e esbanjamento de grana. Todas as reportagens concentravam a atenção no fato do encontro movimentar milhões de reais. E só. Depois, o foco foi o fato de um gay ter sido espancado até a morte. A receita é, antes falamos da grana, depois dos espancados. Não haveria espaço nas coberturas para falarmos de respeito e tolerância pela diferença? Que tal fazer um paralelo entre o movimento na época em que foi idelaizado e hoje, tentando apontar avanços e retrocessos para as pessoas que se sentem diferentes? Quem sabe até o próximo ano haveria tempo para os jornalistas organizarem uma pauta mais crítica e de relevância pra humanidade, né?

6 comentários:

  1. Nonada.Só queria te lembrar, querida blogueira, Paulinha, é que a maioria dos jornalistas, diplomados ou não, são FILHOS DA PAUTA; o deslumbramento Gay, o "desbunde", valem mais que o massacre do indivíduo, que se nega a ser "massa". Logo, blogar e ser um quase nada.

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que também nunca ouvi nada de novo sobre a parada Gay que não fosse a festança e o dinheirão que é investido nesse tipo de evento. Ao invés da mídia ser um instrumento de informação NEUTRO, ela usa o seu poder de influenciar a opinião da maioria das pessoas para manipular as mesmas.As reportagens que são feitas e que são televisionadas não se preocupam em trabalhar esses valores que você citou, como por exemplo, o respeito e a tolerância ao diferente. Apenas a classe privilegiada em relação ao nível intelectual possui discernimento para filtrar as baboseiras que a televisão transmite. Mas infelizmente, o restante da população não tem o hábito de adquirir um conhecimento mais amplo sobre o assunto e por isso ficam restritas aos boatos e pontos de vistas tendenciosos. Isso prejudica a divulgação do verdadeiro sentido do Movimento e gera muitos conflitos entre homossexuais e heterossexuais.

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que também nunca ouvi nada diferente sobre a parada Gay que não fosse sobre a festança e o dinheirão que é investido nesse tipo de evento. A mídia ao invés de ser um instrumento NEUTRO de informação, ela usa o seu poder de influenciar na opinião das pessoas para manipular as mesmas. Apenas a classe privilegiada em relação ao nível intelectual possui o discernimento de filtrar as baboseiras que a televisão transmite. Mas infelizmente, o restante da população não tem o hábito de aprofundar os conhecimentos sobre esse assunto e por isso ficam restritas aos boatos e pontos de vistas tendenciosos. Isso prejudica a divulgação do verdadeiro sentido do Movimento existir e gera muitos conflitos entre homossexuais e heterossexuais. Sendo que na verdade a mídia deveria promover valores que realmente são relevantes para a humanidade nos quais foram citados por você que são o respeito e a tolerância ao diferente.

    ResponderExcluir
  4. A midia realmente só divulga este lado da parada gay, mas quem já esteve presente no evento (já fui 2 vezes por morar lá) é possível perceber que a maioria ali está para comemorar o fato de que podem se expressar do jeito que são, e não do jeito que mandam ser. Existem já muitos rótulos na sociedade, e o que a maioria que nesta parada é apenas o respeito para serem quem realmente são, em nenhum momento eles infligem a liberdade dos outros. Pense como é ruim ser julgado por ser você mesmo, por tomar próprias atitudes. Infelizmente a mídia no Brasil (não conheço os outros países) é bem tendenciosa e seleciona aquilo que quer mostrar, em vez de mostrar o todo, sem dar um pitaco. Tomamos como exemplo a globo que mostra apenas o que a beneficia, ou algo que conte pontos para ela.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, a mídia sempre procura mostrar o lado sescionalista das coisas, onde primeiro se ve a parte que vai "chamar atenção", que vai dar audiência, e o evento citado acima é um grande exemplo disso, ja que primeiro se ve como uma "festa sem limites", posteriormente se mostra a violência e por ultimo (quando é citado) os reais motivos da parada gay ocorrer, a liberdade de se sentir iguais aos outros cidadões e os protestos contra essas desigualdades ocorrem.

    ResponderExcluir
  6. Por trabalhar em um meio onde o público principal é o homossexual, vejo o quanto a mídia é sensacionalista em relação à Parada Gay. Até hoje, participei de apenas uma, e apesar de ter presenciado fatos realmente isolados de promiscuidade, percebi que os manifestantes da passeata também julgam estes comportamentos como inoportunos, e estão ali apenas para comemorar o fato de poderem se expressar, ser quem realmente são. No entanto, a mídia insiste em maquiar os fatos, como por exemplo o que anda acontecendo constantemente nas atuais manifestações que se iniciaram pelo fato do aumento dos transportes públicos. As reportagens são manipuladoras, fato comprovado ao percebermos que em uma reportagem de cinco minutos, 4 são reservados para destacar pontos negativos e 1 minuto é usado para passar superficialmente sobre os pontos positivos. A Parada Gay é somente mais uma manifestação popular onde o público é mal interpretado devido à manipulação da informação veiculada nos meios de comunicação em massa.

    ResponderExcluir