sábado, 5 de setembro de 2009

Que mensagens podemos ler em uma propaganda?


O que podemos "ler" nas campanhas publicitárias do governo para além da mensagem que primeiro nos salta aos sentidos? Há a informação que querem tornar pública, é certo e ainda o desejo de sair bem na fita, de preferência com cara de mocinho da trama. Mas há mais...Nesta produção, por exemplo, podemos perceber a representação do atual governo acerca do professorado brasileiro, tantos são os reforços de estereótipos. Supomos que a mulher em cena seja um professora, parece ser, o traje dela confirma nossa supeita, é ou não é? A infeliz é cafona, a encarnação da professorinha. Ao contentar-se com o reforço de estereótipos, perde-se a oportunidade de construir um novo caminho e dialogar com um número maior de sujeitos. Eu suspeito que muitos realizadores desse tipo de produção sequer alcancem o esclarecimento acerca dos fatos. Limitam sua ação ao alinhamento com o que é politicamente adequado. A campanha da Petrobrás que está no ar no momento é um exemplo disso. Tem como interlocutores além do manjado "negro", um cadeirante e uma mulher obesa. Definitivamente não é assim que estas pessoas conquistam o direito de fala. Este exercício de leitura não é só para as propagandas do governo, é válido para todas produções dessa natureza!

3 comentários:

  1. É sempre muito evidente o público alvo que as propagandas do governo, tentam atingir. Infelizmente, é para uma maioria que se beneficia do governo. Digo infelizmente, pois são em cima dessas pessoas que o governo pinta a cara de bonzinho.
    A forma como eles colocam, negros, cadeirantes e outros tipos de deficiências, obesos, idosos, etc, ultrapassa a imagem do ridículo. A participação dessas pessoas nas propagandas,demonstra o quão forçada o é.
    Para uma outra pouca quantidade de ouvinte, as propagandas do governo, só servem para dar risada (num tom bastante de deboche). São propagandas que mentem. E são mentiras descaradas. Haja vista a propaganda do ProUni e das universidades federais.

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  2. Infelizmente, todas as propagandas do governo, principalmente as de educação, para uma pequena minoria, não passa de histórias para boi dormir. Tanto as medidas, quanto as propagandas do governo, são muito bem pensadas, para que aqueles poucos que enxergam a realidade da educação no Brasil, acreditem. É óbvio que, se o governo agora o utiliza o índice de aprovação de estudantes, a medida é passar todo mundo, sabendo ou não ler e escrever. E assim, esse novo governo imundo consegue o que ele ainda precisa para continuar no posto - GENTE IGNORANTE.

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